Geral

Como adequar a sua empresa a LGPD em 24 horas?

Estamos há menos de um mês da vigência das sanções da LGPD e há quem ainda esteja procurando por uma receita milagrosa para a adequação à LGPD.

Só que para a tristeza de quem está nessa busca e para a alegria de quem já está trabalhando incansavelmente em programas de adequação, uma receita mágica que permita a adequação das empresas em pouco tempo não existe.

Todo o processo de adequação de uma empresa é voltado para a atividade desta, para as especificidades do segmento de mercado qual se insere e, por essa razão, a efetividade de um programa de adequação depende muito do empenho e da dedicação da equipe multidisciplinar que irá conduzir todo o processo de implementação.

Somente a contratação de softwares e ferramentas de automação não são suficientes para o atendimento das disposições contidas na Lei Geral de Proteção de Dados.

É preciso atenção aos processos que envolvam operações de tratamento de dados pessoais, uma vez que muitas atividades necessárias ao desenvolvimento do programa dependem de processos manuais, de mão de obra específica para a sua realização e de uma equipe que compreenda profundamente as atividades da empresa e as operações de tratamento de dados que esta realiza.

Por isso, se o que você deseja é a conformidade com a LGPD, atender de forma integral às suas regras, é preciso colocar a mão na massa agora, pois todos os processos que envolvem adequação são demorados e cheios de detalhes e deixar para a última hora pode ser uma escolha equivocada, porque fórmula milagrosa de adequação não existe.

Write A Comment