Geral

O que é Segurança da Informação na LGPD?

A adequação à lei e uma dúvida recorrente: o que é Segurança da Informação na LGPD?

Antes de mais nada, acho interessante mudarmos o questionamento para: o que a SI representa nas jornadas de adequação LGPD?

Bem, antes de fazermos a abordagem sobre a importância desse tema na LGPD, precisamos conceituá-la.

O que é Segurança da Informação?

Antes de mais nada, é importante que você saiba que a SI é um mecanismo de proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças variadas.

Por isso, ao implementar tais medidas as organizações têm como objetivo a mitigação dos riscos e a garantia da continuidade de suas operações.

Logo, ela está diretamente conectada com as medidas de proteção às informações, sejam elas no ambiente físico ou digital.

Dessa forma, ela visa a preservação do valor que estas possuem uma organização.

A Segurança da Informação no contexto de adequação à LGPD

A SI no contexto de adequação à LGPD é, sem dúvidas, um tema de grande relevância no mercado global e que tem suscitado diversas dúvidas entre os profissionais.

Dada a sua importância, tem despertado o interesse dos que desejam atuar em uma das áreas mais promissoras da atualidade: Privacidade e Proteção de Dados.

Por isso, em atenção a este cenário e quantidade de profissionais que desejam se aprofundar no tema, nós fizemos uma live super bacana sobre o tema.

“A importância da SI para o atendimento às disposições da LGPD – Uma análise do Guia Orientativo da ANPD aos agentes de tratamento de pequeno porte”.

Desse modo e, visando contribuir com seu aprendizado, segue o link para que você possa assistir à live!

Segurança da Informação

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, no exercício de sua competência e visando cumprir a atribuição disposta no art. 55-J, XVIII, da Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), editou um novo guia.

Assim, trata-se de um Guia contendo orientações aos agentes de tratamento de pequeno porte.

Esse guia tem por objetivo a implementação das medidas de segurança da informação para a proteção dos dados pessoais que estejam tratando em razão das suas atividades.

Por fim, o guia dispõe sobre as medidas administrativas e técnicas de segurança da informação e um checklist completo que objetiva a facilitação para implementação das medidas apontadas.

Fique por dentro de todos os nossos conteúdos sobre LGPD

Write A Comment